Born in 1989 in Białystok, Poland. A 2016 graduate of the University of Fine Arts in Poznań at the Faculty of Animation. Animated film director, visual artist, screenwriter, animator, cutouts maker. She specializes in animation techniques under camera animation with the usage of ground coffee. She exhibited her works at over 80 animated film festivals in Poland and abroad, and received a number of awards and distinctions. The artist received multiple scholarships from the Minister of Culture and National Heritage and the President of Białystok. She creates her own animated films as well as opening credits for festivals and multimedia theater scenography. She cooperates with art galleries, theaters, cultural centers and musicians, as well as conducts workshops for children and adults in animation, cutouts and other visual arts. Together with her partner, she runs the Handicraft Gallery – Kombajnat Artystyczny. She enjoys making cutouts with a scalpel, which is a hobby that takes up more and more of her time.
Natura Rzeki
“The Nature of the River” é sobre as semelhanças entre o estado mental de uma mulher e os estados/ciclos de vida do rio. Este é um filme sobre o relacionamento humano com a natureza, sobre a sabedoria de sua ciclicidade, sobre o instinto e a selvageria que cada um de nós carrega dentro de si. Somos parte da Natureza Pura e Selvagem. O filme foi feito usando a técnica de animação sob câmera com café moído no chamado multiplano, consistindo de dois fundos transparentes e um de leite. Escolhi essa técnica devido à vivacidade da imagem que ela fornece: minimalista e atraente ao mesmo tempo. Um procedimento importante que usei foi despejar café em dois planos, o que deu às cenas um pouco de amplitude. Meu objetivo também era animar algumas das cenas em três planos simultaneamente, com a adição de materiais coloridos e com o uso mínimo de programas gráficos na edição subsequente do filme. Isso significa que a maioria das cenas foi criada diretamente no set de filmagem, e o computador serviu apenas como uma ferramenta para registrar o processo de animação. Uma maneira de criar movimento também foi um aspecto importante na criação deste projeto - eu queria atingir uma expressão simbólica e econômica. Por sua vez, minha ideia de direção foi a dimensão poética da narrativa, dando ao espectador a oportunidade de adicionar seus próprios detalhes à imagem. O objetivo era criar espaço para interpretação individual, para que o espectador pudesse sentir e experimentar o filme mais internamente, focando nas emoções que ele estimula em vez de entendê-lo com uma mente lógica.